Conheça as principais vantagens da diversidade nas instituições de ensino e algumas ações para promovê-la e diferenciar seu negócio da concorrência

imagem da fachada de uma universidade escrito university

Promover a diversidade e inclusão é essencial para o sucesso de uma instituição de ensino. Esse temas devem estar na agenda dos gestores não apenas para garantir um ambiente mais saudável e produtivo – tanto para alunos quanto para colaboradores – mas também para cumprir o papel das instituições de ensino. Afinal, é necessário promover educação de qualidade e acessível a todas as pessoas.

A educação inclusiva, equitativa e de qualidade é um compromisso que as instituições devem assumir para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.

Além disso, a diversidade representa inúmeros benefícios para as instituições que a promovem. Neste texto, destacamos as principais vantagens da diversidade e listamos 11 ações para promovê-la em sua instituição agora mesmo.

No artigo Diversidade na educação: um guia para tornar sua IE mais plural falamos sobre a importância da diversidade e o papel das instituições de ensino no tema. Ele serve como uma introdução ao conteúdo que você irá ler a seguir.

Benefícios da diversidade para uma IE

A Ideia Sustentável, consultoria em sustentabilidade empresarial, indicou, através de um estudo, 5 benefícios da diversidade para empresas. Adaptando este conteúdo para a realidade de uma instituição de ensino, é possível identificar as seguintes vantagens da adoção de uma política de diversidade na educação.

Maior atração de alunos

Uma universidade diversa atinge um maior número de pessoas, atraindo diferentes perfis de alunos. Consequentemente, aumenta-se o potencial de captação e o número de matrículas.

Diminui a evasão

Em uma empresa, colaboradores que não se sentem à vontade para assumir sua orientação sexual têm muito mais chance de sair da corporação, de acordo com Ricardo Voltolini, um dos principais especialistas em sustentabilidade empresarial. Considerando isso, um aluno na mesma situação pode mais facilmente abandonar o curso. E o mesmo acontece os demais temas de diversidade. Criar um ambiente favorável à diversidade faz com que os estudantes se sintam mais acolhidos e desejem permanecer na instituição, diminuindo, assim, a taxa de evasão escolar.

Melhora a reputação da marca

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, de 2016, instituições que valorizam as diferenças têm um público interno mais engajado e colaborativo. A imagem pública projetada por uma uma instituição de ensino que promove a diversidade reflete o seu compromisso com valores e responsabilidade social. Esses aspectos são valorizados tanto pelos alunos quanto por investidores. 

Potencializa o marketing de recomendação

Com um ambiente escolar mais acolhedor e diverso, que respeita a diversidade, os alunos indicarão a instituição de forma mais convincente a sua rede de amigos e colegas.

Mais criatividade e inovação

Segundo estudo da revista Financial Management, empresas mais diversas registram o dobro de patentes que empresas sem políticas e práticas de diversidade. Desse modo, em uma instituição de ensino diversa, a produção científica e o desenvolvimento de novas soluções irão aumentar consideravelmente.

Equipe de atendimento mais engajada

Além da influência no cotidiano dos alunos, a diversidade favorece também os funcionários. A equipe de atendimento, de modo especial, se sentirá mais engajada e motivada, o que potencializa o trabalho de conversão de alunos.

Como tornar sua instituição mais diversa

jovens diversos conversando e interagindo com seus dispositivos móveis, como celular e tablet

A seguir, você confere 11 ações para promover a diversidade e inclusão na sua instituição de ensino.

Oferecer bolsas de estudo 

Os programas de bolsas de estudo favorecem a democratização da educação, pois permitem que mais estudantes possam se matricular no ensino superior. Além disso, a Quero Educação levantou 7 ótimos motivos para investir em bolsas de estudo. Essa é uma ação muito importante para promover a diversidade e inclusão em sua instituição de ensino.

Criar uma política de diversidade e inclusão

Para que uma instituição de ensino consiga promover a diversidade de forma mais efetiva, precisa se orientar por um documento que aponte as ações a serem tomadas. Esse documento que guia a tomada de decisões é chamado de política de diversidade. Para desenvolvê-la, recomenda-se contratar profissionais especializados ou uma consultoria na área, como a Ideia Sustentável.

Tornar o campus fisicamente acessível

Garantir o fácil acesso e locomoção aos estudantes com deficiências ou necessidades físicas é fundamental. Para isso, é necessário um projeto completo de acessibilidade, que preveja a adaptação do campus, como banheiros acessíveis, rampas de acesso, corrimãos seguros, elevadores, iluminação etc. Aqui no blog Quero Alunos há um artigo bem interessante sobre acessibilidade.

Adotar política de cotas

As cotas já são garantidas por lei, mas é preciso mais que isso para que elas sejam efetivas. Deve haver um acompanhamento efetivo, para que realmente o sistema de cotas funcione e promova a equidade na educação, seja social, racial ou de gênero.

Promover eventos culturais

A troca cultural é muito importante para se criar um ambiente diverso. Eventos que promovam isso enriquecem o ambiente escolar e o engajamento dos alunos, além de ajudar no aprendizado.

Organizar palestras

Palestras e workshops ajudam a levar a temática da diversidade e inclusão para todo o público interno, principalmente aos alunos. É uma forma de educar e sensibilizar, para que todos tomem consciência sobre a importância do respeito às diferenças.

Criar espaços de discussão

Disponibilizar espaços para que os alunos se encontrem e discutam sobre diversidade e inclusão é essencial. Desse modo, podem se formar coletivos interessantes e que muito podem acrescentar para a instituição de ensino.

Incentivar pesquisas acadêmicas

Há muito ainda que se pesquisar e estudar sobre diversidade. Incentivar pesquisas científicas sobre esse assunto melhora a qualidade e a reputação da IES e, ainda, pode garantir o registro de patentes.

Levar a diversidade para a Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é importante para o sucesso da sua instituição de ensino e, também, para que a diversidade realmente aconteça. Normalmente, é este departamento que está envolvido com a política de diversidade e inclusão, e que levará essa discussão para todos os departamentos, bem como para os processos de recrutamento e seleção.

Treinar a equipe de atendimento e professores 

É muito importante que todos os funcionários, especialmente a equipe de atendimento e os professores, saibam como dialogar e lidar com as diferenças, principalmente as mais delicadas, como cor de pele, orientação sexual e identidade de gênero.

Contratar professores representativos

O professor, além de ensinar, possui um papel muito importante na vida dos alunos. Eles são um elo entre o estudante e o mercado de trabalho e muitos buscam referência no professor. Contar com um quadro de docentes que seja diverso, é fundamental para que uma instituição de ensino realmente seja inclusiva. É aplicar, na prática, a política de diversidade e inclusão.

Dica de leitura: Uma reflexão necessária e urgente sobre a educação

um busto de camisa azul segurando um livro com as mãos

Para lembrar

Neste artigo, você leu sobre as principais vantagens e benefícios que a promoção da diversidade e inclusão pode representar para a sua instituição de ensino.

Além disso, indicamos algumas ações para começar a adotar a diversidade no seu negócio.

Se quiser saber mais sobre esse assunto e como podemos ajudá-lo a implantar a diversidade em sua instituição, entre em contato com um de nossos especialistas.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.