Vale a pena investir no mercado de educação continuada? Estratégias de captação de alunos no mercado de educação continuada podem ser um diferencial para sua instituição de ensino.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, por isso, os profissionais têm buscado formação acadêmica de nível superior ao da graduação.

Mas nem todas as instituições de ensino investem no mercado de educação continuada para oferecer cursos com qualidade reconhecida.

 

vale a pena investir no mercado de educação continuada

 

Apesar de o número de programas de pós-graduação estar aumentando no Brasil, a qualidade dos cursos ainda têm deixado a desejar.

É o que aponta a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Enquanto o número de cursos de pós-graduação aprovados pela Capes tem crescido em média 9% ao ano, os que receberam a maior nota oferecida pela instituição é, aproximadamente, apenas 4,15%.

Nesse contexto, a instituição de ensino que investe no mercado de educação continuada e oferece cursos de pós-graduação com qualidade, dá um passo à frente para o reconhecimento e consolidação de sua marca.

 

vale a pena investir no mercado de educação continuada

 

O que são os cursos de pós-graduação

 

Ao longo dos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior cresceu muito no Brasil – principalmente nas grandes capitais, onde ter uma graduação deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito na hora de disputar um emprego.

No Brasil, a busca por uma pós-graduação ocorre, em média, 5 anos depois que o estudante se forma na graduação.

Nessa fase, normalmente o profissional já está estabelecido, e a especialização pode ser uma estratégia para agilizar sua ascensão profissional.

Se a necessidade estiver atrelada apenas à atualização do conhecimento, fazer um ou mais cursos de curta duração pode ser uma excelente opção.

Porém, se além da atualização, houver a necessidade de alcançar uma nova titulação acadêmica, a pós-graduação é a opção ideal.

Os cursos de pós-graduação são divididos em dois tipos: lato sensu (sentido amplo) e stricto sensu (sentido específico).

Lato sensu

 

A pós-graduação lato sensu é destinada a vários tipos de carreiras. Possui carga horária variável e sua aplicação é mais prática, voltando-se para o mercado de trabalho corporativo.

 

  • Especialização: possui, normalmente, carga horária de 360 horas. Atende a demandas específicas do mercado para a área de formação. Para cursá-lo, é necessário ter concluído a graduação e cumprir as exigências de cada instituição.

 

  • MBA: significa, em português, “mestrado em administração de negócios”. Apesar de conter a palavra mestrado, esse curso é um tipo de especialização, mas com temas ligados à área de Administração de Empresas.

 

  • Aperfeiçoamento: são cursos livres, de curta duração e que não exigem requisitos fixos. Costumam ter carga horária de 180 horas.

 

Stricto sensu

 

Os programas de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de mestrado e doutorado, fomentam a pesquisa acadêmica sobre um assunto específico, agregando valor tecnológico e científico à área profissional.

 

  • Mestrado acadêmico: seu objetivo é formar pesquisadores e professores para dar aulas em instituições de ensino. Para cursá-lo, é necessário um pré-projeto de pesquisa e ser aprovado em diferentes etapas seletivas. No final, o aluno precisa apresentar uma dissertação.

 

  • Mestrado profissional: enfatiza estudos e técnicas visando um alto nível de qualificação, direcionando-a ao mercado. Ao fim do curso, o aluno deve apresentar um projeto, dissertação, artigo, aplicativo, softwares, projetos de inovação tecnológica, registros de propriedade intelectual, entre outros.

 

  • Doutorado: proporciona ao aluno um aprofundamento maior, seguindo sempre uma determinada linha de pesquisa. Ao final, o estudante deverá apresentar uma tese com conteúdo inédito e inovador para a área de atuação.

 

A importância do mercado de educação continuada para as IES

 

Com o aumento da oferta de cursos de graduação, surgiram muitas instituições de ensino, mas nem todas são reconhecidas pelo mercado.

Este cenário criou uma grande armadilha na carreira de alguns profissionais.

Ter no currículo uma marca que não é bem vista pelo mercado pode acabar prejudicando quem está desempregado ou pretende subir de patamar na carreira.

Neste caso, o profissional deve buscar uma atualização acadêmica em uma instituição de ensino renomada, com o objetivo de melhorar suas chances de sucesso.

Aumento na captação de alunos com o Quero Bolsa

Em contrapartida, investir no mercado de educação continuada e oferecer cursos de pós-graduação aumenta a relevância de uma instituição de ensino, conferindo-lhe profissionalismo e renome.

Se o nível de desenvolvimento humano de um país depende da qualidade da educação promovida por suas instituições de ensino, o conhecimento – e uma formação em uma universidade reconhecida – representa poder e prestígio, para o profissional e para a instituição.

Com isso, além de atrair um novo segmento de público para sua instituição de ensino, você agrega valor a sua marca e, consequentemente, aumenta a captação para seus outros serviços – como a graduação – e maximiza seu faturamento.

 

vale a pena investir no mercado de educação continuada

Quem é o aluno que opta pela educação continuada?

 

O aluno que opta pela educação continuada possui um curso de graduação e normalmente atua na área. Em alguns casos, o profissional está a procura de recolocação ou promoção no emprego.

 

SAIBA MAIS: Segmentação é a melhor opção para captar novos alunos e aumentar a rentabilidade.

 

Para definir o perfil de seu público, as universidades geralmente analisam duas variáveis:

 

  • o preço de uma pós-graduação no mercado: através de um eixo que analisa esse fator, consegue-se segmentar o público e definir o que é um curso premium e um curso de massa, por exemplo.

 

  • o que o aluno busca em uma pós-graduação: o atributo de qualidade, ou seja, o que o estudante tem como objetivo ao cursar uma pós.

 

Com base nessas variáveis, foi possível identificar que 80% do público está no mercado de massa. Nesse segmento de público, existe uma quantidade considerável de estudantes pragmáticos.

O aluno pragmático é aquele que recebe um benefício imediato ao fazer o curso, como por exemplo, um aumento salarial ou promoção para um cargo maior.

Um exemplo bastante expressivo do público pragmático está nos professores da rede pública.

Em uma das universidades parcerias da Quero Educação, as matrículas nos cursos de pós-graduação na área de Educação atingem 30%.

O outro tipo de perfil de aluno está focado em buscar o autodesenvolvimento para se tornar um profissional melhor. Este perfil deseja alta qualidade no curso que faz, portanto, busca os cursos premium.

 

Como estipular a precificação de acordo com o perfil de seu público

 

Pensando principalmente nos 80% do mercado de massa, é possível considerar alguns fatores no momento de definir a precificação para o mercado de educação continuada.

Em uma pesquisa feita recentemente pela Quero Educação, foi identificado que a renda per capita da maioria dos estudantes de pós-graduação no Brasil é menor que 4 mil reais. Além disso, grande parte deles já constituiu família e tem mais de 30 anos de idade.

Portanto, a parcela financeira com que a maioria desse público poderá se comprometer deve ser considerada.

Considerando esse cenário, o preço ideal para se trabalhar seria com mensalidades entre 300 e 400 reais. Nos cursos EaD, devido ao menor custo do produto, as mensalidades podem ser menores.

 

LEIA TAMBÉM: Como lidar com mensalidades diferentes entre colegas da mesma turma.

As melhores formas de alcançar o público

 

Confira as principais maneiras para aumentar a captação de alunos no mercado de educação continuada.

 

  • Portfólio cauda longa: enquanto na graduação o estudante tem um curso mais generalista, na pós-graduação ele quer algo mais específico. Por isso, para atingir os desejos do cliente, é preciso oferecer opções diversificadas para o estudante. Essa oferta com bastante variedade de cursos é chamada de portfólio cauda longa. A plataforma EaD é uma ótima ferramenta para isso, uma vez que não é necessária uma quantidade mínima de alunos para abrir uma turma. Desse modo, é possível oferecer muitas opções bem específicas para o público.

 

  • EaD: como já citado, oferecer cursos à distância representa atingir também o público que não reside perto da faculdade e custos menores para a instituição. Além disso, considerando que grande parte dos profissionais que buscam a educação continuada já está inserida no mercado de trabalho e busca promoção e ascensão profissional – além dos que constituíram família – se locomover até o local de um curso presencial pode não ser compatível com a realidade de sua rotina. Por esses motivos, muitos estudantes optam diretamente por instituições que oferecem cursos EaD.

 

  • Mensalidades acessíveis: ter mensalidades acessíveis é essencial para atrair leads no mercado de educação continuada. Como ter um curso de pós-graduação tem se tornado essencial para ascensão profissional, as pessoas que mais buscam esse tipo de curso optam pelo melhor custo-benefício.

 

  • Proposta de valor: a proposta de valor agregado do curso de pós graduação deve ser bem clara. Um dos valores mais buscados pelo público é o de empregabilidade. Se o estudante busca uma promoção ou se destacar no mercado de trabalho, ele optará por um curso que ofereça maior valor de empregabilidade. Para isso, a instituição de ensino precisa expor para o aluno sobre esse valor agregado, explicando em que e como ele poderá atingir a ascensão profissional ao optar por um curso de seu portfólio.

 

  • Parcerias com plataformas de marketplace: nem sempre uma instituição de ensino consegue chegar sozinha em todo o público que é potencial aluno. A parceria com uma plataforma de marketplace – como a Quero – é uma ótima estratégia para atrair leads e aumentar os índices de captação de alunos. E sua instituição pode se destacar entre as mais procuradas pelos alunos.

Para lembrar

 

Relembre os principais tópicos sobre a importância de se investir no mercado de educação continuada:

 

  • O diploma em curso superior não é mais um diferencial;
  • A instituição que investe na educação continuada dá um passo à frente em relação a seus concorrentes;
  • Os cursos de pós-graduação lato sensu incluem especialização, MBA e aperfeiçoamento;
  • Os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado;
  • Enquanto na graduação o conteúdo é generalista, na pós deve ser bem mais específico;
  • O ensino à distância atinge também as pessoas que não podem se locomover até a unidade física da instituição;
  • Parceria com marketplaces pode ser uma ótima opção para a sua estratégia.

 

O Quero Bolsa é um marketplace que pode ser a solução para o seu negócio.

Para saber mais sobre nossos serviços, fale com um de nossos especialistas!

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza